sábado, 31 de maio de 2008

Peripécias urbanas e muitos tipos de Passageiros exóticos, digamos.

Estava pensando no que eu poderia escrever nesse sábado frio, muito frio, diga-se de passagem, a temperatura na madrugada passada bateu 1 grau, chegando a zero grau, meus dedos congelados, daí me veio um assunto que há dias eu ando querendo postar e me esqueço..
Um problema que aflige a maioria dos jovem que como eu, não tem carteira de motorista, não anda de lotação e anda de ônibus, mas andar de ônibus, não é o problema, o problema são as pessoas, não as pessoas de um modo generalizado, mas sim perfis específicos, aqueles indivíduos "ligeiramente" acima do peso que ficam no meio do ônibus, obstruindo a passagem alheia, ou aqueles senhores que ficam escutando forró, ou músicas do gênero no volume máximo, tão alto que a metade dos passageiros escutam, há também aquelas mulheres, que não são idosas e nem novas, digamos "meia idade", que se deparam com um jovem que nem eu e ficam paradas na frente e ficam te olhando, sabe aquele olhar de chantagem, aquele olhar tipo cão sem dono, é uma pressão psicológica pra ti ser educado e ceder o lugar, não sei as vezes eu não cedo, me sinto meio desumano, e deixo pra outro se humano agir bondosamente..
Sem contar com aquele "empurra-empurra" típico de ônibus, onde tem muitas pessoas mal humoradas indo trabalhar ou fazer qualquer outra coisa, que quando passam por ti te atropelam, pisam no teu pé e não tão nem aí, tem aquelas universitárias que andam com mochila, sabe aquelas de lado? ou bolsa, as vezes andam com os dois e mais uns 4 livros em baixo do braço, tem também, aqueles velhinhos que colocam meio litro de perfume e passam por ti e o cheiro fica por mais 10 minutos, uma coisa insuportável, mas eu vejo pelo lado positivo, poderiam ser aqueles caras que pegam o ônibus as 6 horas da tarde fedendo, depois de um dia inteiro na labuta.
Mas tem uma coisa que me deixa muito indignado é aquelas pessoas que dormem a viajem inteira e se levantam do nada e não se ligam que tem umas 300 pessoas entre ela e a porta, saem atropelando todo mundo e gritando "déééééésssceeeee", realmente é incrível isso..
Ouço muito também papos "estranhos" entre os conhecidos que pegam o mesmo ônibus, não que eu fique escutando, pois sempre estou com meus fones de ouvido, escutando meu som, bem tranquilinho, mas são assuntos que vão desde fococas das 'gurias' da escola até sobre o desenrolar da trama da novela das 8 que não é as 8 é as 9.
Aaaah, já ia me esquecendo daqueles horários, no mínimo desprivilegiados que eu pego o ônibus, o horário escolar, meu Deus, entra uns 2o ou 30 em uma parada só, e a metade passam por baixo da roleta, alguns tem a fichinha, só que já gastaram com "quitutes na quitanda da esquina", (me surpreendi com essa frase, ela saiu agora sem querer, parece frases de escritores a nível Machado de Assis), e a ocupação do corredor fica sob disputa, pois aquela velha lei que dois corpos não ocupam o mesmo lugar, ainda prevalece.
Penso eu, que as histórias envolvendo passageiros, sempre vai existir, pois no ônibus existem uma grande quantidade de pessoas de raças, crenças e gostos diferentes, que convivem, nem que seja por alguns minutos por dia, com a pessoa totalmente diferente ao lado, do lado, de pé ou sentado.
Mas eu não posso fazer nada, os ônibus continuaram desumanamente lotados, e eu continuarei a usá-los até ter o meu carro, mas sem dúvida eu me divirto muito com essas peripécias que acontecem dentro desse transporte, tipicamente urbano, popular.

Um comentário:

Fernando Locke disse...

Bem, eu sei dirigir hehehehehe! mas comentando seu post: é bem verdade isso q ocorre. superlotação! parecemos sardinhas! para não pagar um taxi qeremos ainda ajduar o meio ambiente e conseuimos um atraso incrivelcom o transito! mas ok, engarrafamento seria igual num taxi ou num bus, mas aquele pessoal expremido num onibus, isso é ruim. mas devo confessar que gosto da diversidade que aparece no onibus. pessoas de todos os tipos, idades, cores, etinias, deveras interessante. sempre gosto disso. analisar as situaçoes.