quinta-feira, 1 de maio de 2008

Maturidade, Abnegação e mais Questões

Um assunto que me intriga muito, é até que ponto ter maturidade, influência a personalidade das pessoas? resolvi postar sobre esse assunto, depois que eu recebi um recado que dizia isso:

Maturidade

É o poder de controlar a raiva e de resolver problemas sem violência e destruição.
Maturidade é paciência. É disposição para abrir mão de um prazer imediato com vistas a uma vantagem a longo prazo.
Maturidade é perseverança. É empenhar-se fundo em um trabalho, a respeitar toda oposição dos contratempos desalentadores.
Maturidade é abnegação. É atender as necessidades alheias. Maturidade é a capacidade de enfrentar o desagradável e a decepção, sem se tornar amargo.

Cheguei a conclusão que essas definições de maturidade estão fielmente corretas em seu todo. Mas o ponto alto para mim, nestas definições ocorre em dois instantes, um é nesta palavra abnegação, mas o que seria abnegação? procurei no meu velho e sábio dicionário, um livro que muitas pessoas nunca pegaram na mão, depois que saíram da sétima série, onde estudaram os tempos verbais, e li que vem do latim abnegatione, que significa: renúncia da própria vontade;
desapego do interesse próprio; generosidade com sacrifício; altruísmo.
O último significado me diz tudo, diz o que eu estava procurando, altruísmo, que nada mais é que o amor ao próximo, mas pera aí, esse não é um dos mandamentos?? Então eu respeitando os mandamentos, eu de "tabela" estarei possuíndo outras qualidades, que implicam em no meu caráter? É..Eu já percebi isso e isso se também aplica para os não cristãos, é universal.
E no segundo momento, o que seria enfrentar o desagradável, sem se tornar amargo?
Talvez seria enfrentar os obstáculos da vida sem perder as esperanças, ter em mente que amanhã será um novo dia e que se não vencemos hoje, venceremos amanhã, poderia ser também não perder o bom humor e a alegria diante um problema? Pois tem muitas pessoas que quando encontram uma pedra na sua frente, elas transformam isso em uma montanha e ficam deprimidas, desequilíbradas mentalmente, pelo visto, essas questões ficam sempre em aberto para discursão...
Mas você pode estar se perguntando: Aonde esse cara quer chegar?
Eu te digo, ou melhor, eu te pergunto: Uma pessoa madura, necessariamente tem que ter um espírito maduro? Uma pessoa madura, pode ter um espírito jovem? E uma pessoa jovem, madura, pode ter o espírito "Velho"?
São questões que me vem a cabeça, quando eu olho indivíduos com idade "avançada", com o mesmo vigor, humor e disposição que um jovem como eu, e jovens como eu, que tem a maturidade de um adulto, então ter maturidade independe da idade?
São questões que em uma roda de amigos e com um bom chimarrão renderia muito assunto..

Um comentário:

Fernando Locke disse...

Ora meu caro,isso é algo comum hoje em dia...somo maduros ou não? o que é ser maduro? quala diferença entre o jovem e o velho? a resposta:o espírito. a disposição. tem u,a frase que dioz: "maturidade tem mais a ver com o q vc já passou do q o numero de aniversários q vc comemorou". acho mto boa essa frase é realidade,entra naquilo q vc disse, a forma de encarar as situaçoes. sem baixar a cabeça, sem ser amargo. é possivel ser velho, ter um espirito jovem e uma mente a pleno vapor, isso é maturidade!