terça-feira, 29 de abril de 2008

Telefonia, Coca Cola, Café e muitos males

 Acordei hoje bem disposto, aquecido pelo sol que adentrava na janela do meu quarto, logo no início da tarde fui temerosamente fazer uma ligação para a operadora do meu telefone convencional, já me sentei no sofá, faltava só o chazinho e as bolachas por que naturalmente sempre demora muito tempo essas ligações, mas surpreendentemente fui direcionado direto para um atendente que só verificou meu cpf e rapidamente sanou minhas dúvidas, tudo isso em menos de 4 minutos, estou muito surpreso com essa grande mudança que já foi alvo de muitas reportagem e motivo de palhaçada em programas humorísticos, isso me demonstra que cada vez mais essa operadora está se modernizando, visando a plena satisfação do cliente externo, pois aquele velho clichê empresarial: "um cliente satisfeito, traz 10 novos clientes", ainda é verdadeiro e funciona, ponto positivo para minha operadora de telefone convencional.

Constatei que estou viciado em dois líquidos cafeínados, Coca Cola e Café.

Bem pesquisei sobre o que a ingestão de Coca Cola e Café vai me trazer de negativo...

Primeiro estranha-se; depois entranha-se. Foi assim que Fernando Pessoa, esse famoso publicitário definiu a mais universal das bebidas - e também a mais prejudicial à saúde, embora não contendo coca (como algumas pessoas ainda pensam) e apesar de nos primórdios ser comercializada como xarope benfazejo e vendida exclusivamente nas farmácias...
Para sua informação saiba que entre outros elementos que entram na receita (secreta) da Coca-Cola um dos ingredientes activos é o ácido fosfórico que tem um ph 2,8! O ácido fosfórico também dissolve o cálcio aos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose. Há alguns anos realizou-se uma pesquisa na Alemanha para detectar a razão do aparecimento de osteoporose em pré-adolescentes. Conclusão:consumo excessivo de Coca-Cola. Dúvidas? Ponham um osso numa tigela com Coca-Cola e ele dissolver-se-á em dois dias...

Aí vai algumas curiosidades sobre esse pretinho:

Em muitos estados americanos as patrulhas rodoviárias carregam dois galões de Coca-Cola no porta-bagagens para serem usados na remoção de sangue na estrada depois de um acidente.

Para transportar o xarope da Coca-Cola, os camiões comerciais são identificados com a placa de Material Perigoso que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.

Os distribuidores de Coca-Cola têm-na usado para limpar os motores dos seus camiões há pelo menos 20 anos.

A Coca-Cola Light tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado por causa da combinação com o Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

Mas nem tudo é mau no famoso líquido. Eis por fim algumas dicas e conselhos úteis:

Para limpar casas de banho:
despeje uma lata de Coca-Cola dentro da sanita e deixe actuar durante uma hora. Descarregue o autoclismo.

Para remover pontos de ferrugem nos cromados dos automóveis:
esfregue com um chumaço de papel de alumínio molhado com Coca-Cola.

Para limpar corrosão dos terminais de baterias dos automóveis:
despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.

Para soltar um parafuso enferrujado:
aplique um pano encharcado em Coca-cola sobre o parafuso enferrujado durante alguns minutos.

Para remover manchas de graxa da roupa:
adicione uma lata de Coca-Cola ao detergente da máquina da roupa.

O Café, e o meu cafezinho de sempre?

Um dos modernos-costumes-bárbaros, que parece ter vindo para ficar, é o uso-abuso do café. Mas não se trata do café das nossas avózinhas, inofensivamente feito - de manhã, pela fresquinha, ou na calmaria dos serões à lareira - naquela bonita e saudosa cafeteira de esmalte. Agora… é o tempo do café de máquina, “à pressão”.
A cafeína é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e tem uma absorção muito rápida. Sua concentração atinge o nível mais alto entre 15 e 45 minutos depois do seu consumo.

A cafeína - é um poderoso irritante dos sistemas nervoso, cardiovascular, digestivo e urinário. Relativamente a este último, revela-se particularmente insidioso, porquanto, muitas vezes, os sintomas desagradáveis (vulgarmente considerados benignos), podem encobrir uma condição pré-cancerígena - tanto dos rins, como (principalmente) da bexiga, também é responsável por uma perda substancial de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais, depauperando e desvitalizando drasticamente o organismo (por exemplo, desencadeia a perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B, e inibe o aproveitamento energético de numerosos oligoelementos, tão vitais, também favorece o surgimento da flacidez muscular e conduz a um envelhecimento precoce; conco-mitantemente, é-lhe associada a acentuação de casos de presbiopia (deficiente visão “de perto”), mais comum na idade madura.
Desidrata a pele e favorece o aparecimento de manchas de pigmentação, cor de cobre. um inimigo tenaz do estômago, do esófago (causando aquela cada vez mais comum e desagradável afecção ácida designada por “refluxo esofágico”, que chega a invadir a faringe.), do pâncreas, do fígado e da vesícula biliar, dos intestinos (quanto a estes, é uma autêntica “bomba” a produzir fermentações). É, igualmente, um implacável fomentador de colites e ulcerações.
Muitos, porém defendem que o café proporciona vários benefícios para saúde, como acelerar o metabolismo, melhorar o humor e a função intestinal, a disposição, evitando a depressão, o intestino funciona melhor...

Mas o grande lance é aquele outro velho clichê que aparece nos "lindos" comerciais de cerveja: "Beba com Moderação".
Moderação, que eu ultimamente não ando praticando, pois é realmente viciante, -sorte minha que eu não fumo, se não eu estaria mal mesmo.

Nenhum comentário: