quinta-feira, 10 de julho de 2008

Saudade

Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente, acompanhado de um desejo de revê-lo ou possuí-lo, sem sombra de dúvidas é um sentimento que traz consigo uma dor imensa a qual somente quem ama realmente sabe o que significa.
Um sentimento próprio de cada pessoa, que embora tenha o mesmo significado cada um encara de uma maneira, podemos sentir saudades de quem esta perto e ao mesmo tempo longe, podemos sentir saudade de quem já se foi mas uma coisa que é realmente certa é a questão de que a saudade é o sentimento que logo após o amor, todos tentam traduzir.
Em 30 de Janeiro celebra-se o "Dia da Saudade". Na gramática Saudade é substantivo abstrato, tão abstrato que só existe na língua portuguesa, é um dos sentimentos que mais impera sobre mim, eu sinto saudade da minha dinda que esteve sempre presente na minha vida, da minha , dos meus amigos(as) do médio, mas o pior é a saudade definitiva, a saudade de quem já de quem não está entre nós, que é o caso da minha dida e da minha , do que aquela saudade do seu afeto que está distante.
Saudade, pode ser o sentimento que alimenta um relacionamento amoroso ou apenas o que sobra dele. (É verdade, podemos sentir saudade de antigas namoradas, desafetos...)
Pode ser uma ausência suave ou um tipo de solidão,
Pode ser uma recordação daquele momento (Ah, tenho saudades de tantos momentos, tantos instantes únicos que vivi) e daquela pessoa, que um dia, mesmo sabendo ser impossível, ousamos querer reviver e rever.
É a dor de quem encontrou e nunca mais encontrará, de quem sentiu e nunca mais voltará a sentir.
A saudade se combina com outros sentimentos e procria-se.
Imagina se somarmos a Saudade com a Solidão o que resultaria?
A Dor.
E o resultado da Saudade com a Esperança?
É a Motivação.
Saudade é um registro fiel do passado. É a prova incontestável de tudo que vivemos e ficou impresso na alma. Ao confessarmos uma saudade, na verdade, estamos nos vangloriando de que, ao menos uma vez na vida, conhecemos pessoas e vivemos situações que foram boas, e serão eternas em nossa alma.
Nutri-la, é alimentar o espírito e a própria existência.
Se há tantas e, ao mesmo tempo, tão imprecisas definições de saudade, resta-nos apenas cultivá-la e alimentá-la com pensamentos, músicas, perfumes, fotografias, lugares, fins de tarde e madrugadas.
Saibamos viver plenamente o presente, pois será dele que sentiremos falta, de determinados momentos, pessoas, lugares e talvez sentiremos..
Saudade.

3 comentários:

Ket disse...

Sério. Ainda na minha vida, nao ligo saudade a dor. Pra mim, saudade é saudade! É aquilo, pessoa, animal que tu nao tem no momento e seria bom tê-lo. Ponto.

Luis Fernando disse...

Meu caro! fantástico. descreveu muito do que eu penso. mas você conseguiu por isso em palavras. tanta coisa contraditoria em palavras. contraditorio pq a saudade pode ser boa ou ruim, como vc demonstrou.é possivel ter saudade de tudo,inclusive, daquilo q não veio, q não vai acontecer, que seriam as ilusoes desfeitas. mas a sua idéia de ligar cada lembrança com algum dos sentidos foi bárbara! muito bem! achoq todos fazemso isso (nem q seja inconsientemente). tá de parabéns Fernando.

Fernando Soares disse...

ket fiz essa ligação pois imaginei uma pessoa solitária e com saudade de uma determinda pessoa, um momento ou um objeto, resulta em dor, por que ela está deprimida, e pessoas deprimidas, seu organismo fica fragilizado e propício a doenças..