quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Amores: Do Platônico ao Simples Olhar

O ser humano é movido por atração, por relacionamentos..
Você relaciona-se com sua colega, amiga, até com a atendente na padaria, seu vizinho, com o taxista, chefe, professor.. e por aí vai.. é imensa as possibilidades de relacionamentos afetivos ou simplismente formais..
E no meio de tudo isso, é certo que teremos muitos amores..
Tem aquelas paixões platônicas..
ahh que beleza esta, aquela admiração que se rolar alguma coisa estraga tudo, estraga o quêzinho que a eleva a esse patamar...
Isso me faz lembrar aqueles amores impossíveis, aqueles casos dignos de novelas mexicanas..
aqueles casos que ambos sabem que é impossível, mais flertam de longe, pelas "beradas" como diz meu pai..
Tenho uma atenção especial aqueles amores inacabados, esses sim são complicados (ou não).. aqueles casinhos que estão sempre em aberto, e ninguém consegue por um fim em tudo.. porque aquilo vira uma espécie de refugo.. de refúgio... que no momento que a situação se complica tem sempre "aquela" saída..
Os romances longos.. longos?.. esses sim tenho visto e vivido poucos... parece que tudo hoje é fast, é aqui e agora e deu.. Isso coopera para o fim de grandes histórias de amor... aquela história de: "e foram felizes para sempre.."... Esse 'sempre' às vezes é daqui há um ou três anos e o 'sempre' acabou...
Não sei mas essa modernidade de que é tudo free, é tudo mais fácil, por um lado degrada aquele gostinho de romance, de viver uma grande história de amor..
É mais fácil falar em pegação, quem te pegou ou quem foi pegado por ti.. há isso tem aos montes, mas no fim da noite tu volta, como tu foi.. sozinho.. Todos tem aqueles peguinhas.. (ou tinham)..
Nessa era virtual tem os amores virtuais -é claro!! aquelas pessoas que amam/namoram/casam virtualmente.. Acho totalmente fora da realidade, parece um tanto irrisório isso mas existe, acho engraçado, mas existe.. Não poderia de deixar de citar o amor por uma amiga (no meu caso), amo minhas amigas, praticamente irmãs..
Um salve a todos os amores, independente de qual for ou como for, temos que valorizar..
nem que seja o simples olhar que nunca passou de um simples olhar....

12 comentários:

Unknown disse...

Lindo texto Fernando! Concordo com o que tu escreveu. E acho tbm que a cada relacionamento nos faz amadurecer cada vez mais. Mesmo que na maioria das vezes doa, machuque. Beeijo. Ale

Anônimo disse...

"Os romances longos.. longos?.. esses sim tenho visto e vivido poucos... parece que tudo hoje é fast, é aqui e agora e deu..."
Real ao extremo esse trecho, hoje em dia a maioria das pessoas se admira/sente inveja ao ver um casal de namorados juntos a 1 ano (admito que faço parte dessas maioria, embora quisesse estar dentre a minoria invejada). Mas enquanto não vem o amor, me contento com um bom chocolate !

Unknown disse...

Fêêê.. tu eh muito casssca meeeeu!!
seeerio.. as coisas e do jeito que tu escreve é ALGO!!
tu cresce a cada diia heim ;D
LINDO teu texto, afinal eu sou uma "adoradora" de romances e coisas o tipo ;DD hehehehe
saudadeeees fee.. beijããão

Engel disse...

nando lindo texto, escreves muito bem queridão! mas pra mim essa de amor ai não sei não.
dizem que melhor sofrer por amor do que nunca ter amado.
Mas hoje estava falando com um amigo que no final de todos os casamentos acabam naquela coisa de dois companheiros que se aturam.
Então prefiro mesmo aqueles romances avassaladores, paixões, fogo de palha mesmo, e cada um pro seu lado com sua vida.

Unknown disse...

fe... lindão!
parabéns amigo. Tu escreve exatamente o que é.
adoroo!
saudades!

Unknown disse...

Acho que a amizade é mais duradoura e verdadeira do que qualquer outros sentimentos citados.
Parabéns pelo seu texto!
Te adoro demais!

bjoo

Ket disse...

ah, com certeza. cada pessoa que passa pela tua vida constrói um pouco de ti, do que tu é hoje. há que valorizar cada dor, cada desilusão, decepção. tudo nos constrói.

J3nny ßůΤΤĒЃfĻЎ disse...

Acho que a amizade é mais duradoura e verdadeira do que qualquer outros sentimentos citados.
Parabéns pelo seu texto!
Te adoro demais!

bjoo

Fernando Locke disse...

Olha, eu tenho doutorado nessa área. e isso não quer dizer coisa boa. achoq passeipor todos esses estagios de amores, só q o longo foi mto curto. esse "sempre" me lembra aquela musica "se lembra quando a gente, chgeou um dia a creditar,q tudo era pra sempre, sem saber que o pra sempre, sempre acaba". é bem verdade. amor, amizade, atração. a tenue linha q separa eles, vc falou disto tudo muito bem. e quando falou na pegação, achei muito bacana aquilo de que vc vai sozinho, pega 10, mas volta sozinho. triste, mas real. ficar comalguém para mentir q não está sozinho. tentar cegar a propria visão.Esse seu texto traz muita nostaliga, muita coisa q todos queremos esquecer, e outras que queremos lembrar. muito bem!

Urbano Santos disse...

Meus parabens pelo seu texto .Vemos q a forma como relacionarmos com os outros hoje e de forma muito artificial...Então sempre faço esta pergunta o q achamos q é amar?

amar é simplismente amar
viver é simplismente amar
sentir é verdadeiramente saber q o amar existe.
olhar é um simples,mas belo e puro gesto de dizer que o AMOR está a fluir dentro dos corações bons...

Adão Jorge dos Santos disse...

Sabe de que é feito um verdadeiro amor caro Fernando, é feito de breves momentos que um dia se transformam em saudade. Não importa se é um amor curto, passageiro ou eterno, um dia ele vai ser página virada , um fragmento de lembrança que a gente jamais esquece. Por isto, prestem bem atenção ao amor que vivem agora, beijem bastante, amem exageradamente, depois quardem em alguma gaveta do coração para fazer um amor durar para sempre. Muito bom o teu texto, parabéns e que continue filosofando com as pedras e com nós mortais. Aproveitando o ensejo visite me no site www.recantodasletras.com.br/autores/leaopardo

Ondina Miranda disse...

Gatinho, tu tem muito talento eim!!!!
Bejus Dina