sexta-feira, 6 de junho de 2008

Culpa Ecológica, Você é mais Altruísta ou Egoista?

Finalizando a semana do meio ambiente eu fico me sentindo muito culpado, quando vejo: Geleiras derretendo, animais em extinção, terremotos, inundações, tsunamis, incêndios...

É claro que o mundo está perto do fim. Se Jesus não voltar antes da água acabar ou de algum maluco soltar a próxima bomba atômica, o que eu não dúvido muito, estaremos fritos. Literalmente fritos.

Com isso em mente, quando o professor pede para tirar uma folha do caderno para passar a lista de presença ou fazer uma prova, você começa a calcular quantas árvores ele já derrubou, quantos metros quadrados desmatou e quantos créditos de carbono terá que comprar como perdão. Na hora de acordar às 6h30 num frio de 10ºC, você reluta em deixar a torneira aberta até a água esquentar. Trinta e sete litros desperdiçados... Seu filho irá pagar. Mas é isso ou sofrer de hipotermia e.. bem, todo filho tem que se sacrificar pelos pais.

Se identificou com as situações acima? Parabéns, você sofre de culpa ecológica. Você vive o meu dilema, o dilema de não saber se liga ou não para o meio-ambiente, para as próximas gerações, para o futuro da humanidade. Não se desespere, isso é normal. Todos somos um pouco egoístas e um pouco altruístas. Afinal, o equilíbrio entre os extremos é essencial, já ensinava Buda. Ajude o planeta no que puder, mas não vire as costas aos milhares de anos de desenvolvimento que trouxeram as comodidades de que usufruímos hoje. Não dá pra desprezar o esforço dos nossos ascendentes!

Agora pense: Você é mais altruísta ou mais egoísta?

É dessa resposta que o futuro do mundo vai depender

4 comentários:

Fernando Locke disse...

Depende das situaçoes. as vezes egoista as vezes altruista. não largo lixo no chão, mas quanta a agua...putz.Acho que as pessoas se preocupampouco com isso porque pensam "não é comigo" mas isso não é verdade. como vc disse, alguém sofrerá as consequencias, eu só espero que a ciencia consiga encontrar uma saída para isso. Quanto ao homem acabar coma natureza, creioq não. Ela acaba antes com o homem. destrua az natureza e veja as consequencias...ela volta com força total. nós estamos jogando um jogo quer não deviamos e o pior, se continuar, vamos perder.

Ket disse...

Olha, conciência, isso todo mundo tem. Como tu disse no final, é mais cômodo continuar nos mesmos hábitos viciosos de disperdício do que tomar uma atitute que mude tua rotina. Falta muito ainda pra nós termos uma conciência social. Muito. Que cada ato, tem uma repercussão social. Esperamos que o pensar no meio ambiente seja um dia moda, jingle de publicidade interessante, algo que seja "de luxo" e sinônimo de beleza. Espero mesmo. Porque assim atrai muita gente. Essa atração será para um bem.

Ket disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ket disse...

Respondendo a pergunta. O altruísmo sempre imperou. Mas, o egoísmo é algo que se aprende na rua, pois tá em toda parte.